Caso não consiga visualizar esta mensagem corretamente, acesse este link
02/03/2017
 
Destaque
IAB Rio Grande lança Revista Espaço
 
 
Nesta quinta-feira (02/03) o Núcleo do IAB RS Cidade de Rio Grande promove o lançamento da edição especial da Revista Espaço, às 20 horas, no Partage Shopping. A publicação apresenta toda a trajetória do Prêmio Memória da Arquitetura e também todas atividades que o Núcleo vem realizando ao longo de dezoito anos.

Segundo Guilherme Castro Dias, presidente do Núcleo, uma das grandes causas do Núcleo é a defesa do Patrimônio Histórico Edificado da cidade. "O lançamento da revista premia um trabalho árduo e de extrema importância para a memória riograndina, não apenas de nós, IAB, mas de todos os agraciados pelo prêmio que lutam para que a nossa cidade preserve e fomente a sua cultura", destaca. Para ele, a revista serve de inspiração a todos os riograndinos, orgulhosos de um passado pujante e permite um olhar para o futuro, no intuito de construir uma cidade mais bela, elevando assim a autoestima dos seus cidadãos

Guilherme também destaca que o Núcleo vem trabalhando em prol da profissão, realizando atividades de divulgação e participando, efetivamente, no Conselho do Patrimônio Histórico e do Conselho do Plano Diretor da cidade.

"Gostaríamos de compartilhar com todos os colegas esse momento de lançamento da Revista, que será acompanhado da posse da nova Diretoria 2017/2019", convida o presidente.
 
Leia mais
 
 
Notícias
Ciclo de cursos de 2017
 
 
O IAB RS promove em sua sede nos sábados 25/3, 1 e 8/4, das 9h às 13h e das 14h às 18h, o curso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), com o objetivo introduzir noções de SIG e cartografia digital, manipular o software QGIS (livre) para a aquisição, armazenamento, tratamento, e análise de dados geográficos e explorar as capacidades dos SIG em exercícios práticos. "Esse conjunto de ferramentas se aplica aos diversos campos profissionais, tornando-se imprescindível para os projetos que lidam com questões voltadas à organização, planejamento e gestão do espaço ou que envolvam qualquer tipo de análise espacial em seus estudos", informa o professor Fausto BugattiIsolan. O IAB RS também adianta que está firmando convênios com instituições de ensino, com a ideia de oferecer novos cursos ao longo do ano. Inscrições e informações pelo fone (51) 3212.2552.
 
Leia mais
Novidades nas Quartas do IAB 2017
 
 
As Quartas no IAB que acontecem tradicionalmente há 6 anos na sede da entidade começam a partir do dia 8 de março, sempre às 19h30min. A entidade também irá lançar o Edital de Artes Visuais 2017 e o Ciclo Projeto e Obra. Uma novidade do evento será a "Quarta das Artes" com a proposta de ampliar as diversidades de linguagens artísticas no Solar do IAB.

Confira o calendário:
08/3 - Dia Internacional da Mulher - A Mulher e o Direito à Habitação
15/3 - Ciclo Desafios Urbanos - Hortas Urbanas em Porto Alegre
22/3 - Projeto de Lei que altera a Lei de Licitações
29/3 - Lançamento do Guia Turístico de Arquitetura de Porto Alegre
 
Leia mais
Carta em apoio aos arquitetos Francisco Fanucci e Marcelo Carvalho Ferraz 
 
 
O IAB RS manifesta seu apoio aos colegas Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz da Brasil Arquitetura. Os arquitetos são investigados, acusados de participar de fraude em licitação envolvendo obra do Museu do Trabalhador, em São Bernardo do Campo/SP. No intuito de apoiar os colegas o IAB RS decidiu contribuir na divulgação de Carta em Apoio aos arquitetos que vem sendo veiculada nas redes sociais virtuais.Esperamos que a Justiça tramite o caso com o mais amplo direito à defesa das partes. Casos como esse se devem muito mais a falhas na legislação, portanto deveriam servir para provocar alterações normativas que buscassem avanços, contudo as propostas em curso no Legislativo Federal vão em sentido contrário, o do retrocesso na base legal da contratação de projetos e obras públicas.
 
Leia mais
 
 
     
Crítica ao ensino à distância em Arquitetura e Urbanismo.
O CAU/BR lançou manifesto contra o Ensino a Distância de Arquitetura e Urbanismo. A manifestação foi aprovada pelos conselheiros federais na 63ª Reunião Plenária, realizada no dia 16/02 em Brasília. O texto expressa a ?preocupação e discordância com a improcedente e perigosa oferta de cursos de graduação na modalidade Educação à Distância.

"Entendemos que os cursos de Arquitetura e Urbanismo na modalidade EAD, até agora cadastrados no MEC, não atendem a legislação vigente do setor educacional, por não contemplarem a relação professor/aluno própria dos ateliês de projeto e outras disciplinas; as experimentações laboratoriais e a vivência para a construção coletiva do conhecimento", diz.

O documento trata dos resultados da parceria entre o CAU/BR e o MEC para avaliação de novos cursos. Por meio de um acordo com o MEC, o CAU/BR tem sistematicamente se manifestado oficialmente sobre processos de autorização, reconhecimento e renovação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo no país. Nos últimos cinco anos, os cursos de Arquitetura e Urbanismo passaram de 270 para 540. A Associação Brasileira de Ensino em Arquitetura (ABEA) e IAB também se manifestaram contra a oferta de cursos de Arquitetura e Urbanismo a Distância.
 
Leia mais
 
69 anos do IAB RS
No dia 19 de março é o aniversário do Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Rio Grande do Sul - (IAB RS) que completa 69 anos de atividades.

Também em março ocorre a 1ª Reunião do Conselho Estadual. O IAB RS tem constituídos e em funcionamento os seguintes Núcleos no interior do estado: Pelotas, Cidade do Rio Grande, Santa Maria, Torres, Caxias do Sul, Arquitetos do Litoral, Erechim, Vinhedos (Bento Gonçalves), Frederico Westphalen, Novo Hamburgo, além de outros em formação.

A missão da entidade é congregar profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo para a defesa da profissão, promovendo o desenvolvimento dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo em todos os seus campos de atuação; promover a defesa e o prestígio da profissão e de seus profissionais; contribuir para a solução do problema habitacional e da organização do espaço urbano; incentivar a pesquisa de novos materiais, novos elementos e novos processos construtivos; estimular o contínuo aperfeiçoamento do ensino da arquitetura e urbanismo; promover e organizar Concursos de projetos; promover o desenvolvimento da formação do Arquiteto e Urbanista, entre outras finalidades.


 
Leia mais
 
Atenção para cobrança do ISSQN
A Secretaria Municipal da Fazenda de Porto Alegre iniciou na quarta-feira dia 15/02 o envio de notificações aos contribuintes que possuem dívidas desde 2012 com o Município relativas ao Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e ao Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Segundo a notícia veiculada no site da Prefeitura Municipal, nesta primeira fase serão notificados mais de 53 mil contribuintes e a ação visa aumentar a arrecadação da dívida ativa, além de regularizar a situação dos devedores. Corriqueiramente a Fazenda Municipal tem cobrado dos arquitetos e urbanistas valores que extrapolam o efetivamente devido a título de ISSQN.

Assim, é importante que os arquitetos estejam atentos a essa premissa e acaso sejam notificados pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre para pagamento de ISSQN, não olvidem em fazer contato com os profissionais do escritório Homrich Portinho & Associados - Advocacia Pública e Empresarial S.S., o qual presta assessoria ao IAB RS, para verificação da correção dos valores e orientação.Embora essa ação da SEFAZ para cobrança se refira ao Município de Porto Alegre, esta orientação se estende a qualquer cobrança de ISSQN que seja feita de arquitetos e urbanistas em qualquer Município do Estado.
Leia mais
 
MP 756/16 da Regularização Fundiária
O Governo Federal editou a Medida Provisória no apagar das luzes de 2016 que de uma vez só revê aspectos fundamentais da Regularização Fundiária Urbana, Rural, em terras da União e no âmbito da Amazônia Legal.

A prática de utilizar do expediente da Medida Provisória para tratar de temas de alta relevância e colocar abaixo um importante acúmulo técnico e político no setor tem preocupado arquitetos, advogados, movimentos sociais entre outros segmentos da sociedade.

A MP já está valendo, mas tramita no Congresso Nacional onde recebeu dezenas de emendas parlamentares que podem colocar em risco o Direito à Habitação, à Cidade Sustentável e o ambiente natural brasileiro.

O IAB RS está estudando o conteúdo da MP e seu impacto na regularização urbana. Já o Departamento paulista do IAB promoveu ainda em fevereiro um importante debate com a presença de advogados e arquitetos que expuseram com perplexidade vários aspectos negativos da medida que é considerada um dos maiores retrocessos na política urbana nacional dos últimos anos.




 
Leia mais
 
 
Leia a Revista Espaço   Cursos IAB NÓSLAB
 
Anúncios e Patrocínios IAB-RS   Unimed - Planos IAB
 
 
Sobre o IAB
O IAB é uma entidade sem fins lucrativos que representa os arquitetos de todo o Brasil e que participa politicamente em diversas instâncias de representação, entre elas do IAB-DN - Departamento Nacional, através dos conselheiros eleitos por estado e em diversos outros órgãos e entidades. Podem associar-se ao IAB os profissionais arquitetos (sócios efetivos) e estudantes de arquitetura (sócios aspirantes) através da inscrição e do pagamento da anuidade.
 

Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Rio Grande do Sul
Centro Cultural IAB-RS | Solar Conde de Porto Alegre
Rua General Canabarro, 363 | Esquina Riachuelo | 90010-160 | Centro | Porto Alegre
(51) 3212 2552 | iabrs@iabrs.org.br

A IAB-RS não vende ou distribui o seu cadastro a terceiros. Essa atitude faz parte da nossa política de respeito ao consumidor.
Caso você não queira receber mais nossos e-mails, acesse este link.
 

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, acesse este link.