Caso não consiga visualizar esta mensagem corretamente, acesse este link
09/05/2017
 
Destaque
 

Diretoria do IAB RS se reúne com vice-prefeito e secretaria municipal de cultura de Porto Alegre
 
 
A diretoria do IAB RS se reuniu com o vice-prefeito de Porto Alegre, Gustavo Paim, no intuito de mais uma vez prestar sua contribuição para o bom desenvolvimento da cidade, apresentando algumas questões que entende como prioritárias. A reunião teve como tema a gestão urbana, que para o IAB RS é parte fundamental do próprio planejamento, e tem premissas básicas que devem ser atendidas.
No encontro foram discutidos temas como a extinção da Secretaria de Urbanismo; os concursos públicos de projetos de arquitetura; à mobilidade urbana; à questão da habitação; a revisão do plano diretor e gestão democrática da cidade; o licenciamento urbano e ambiental; a gestão e planejamento urbano; além da questão do lugar do planejamento urbano na nova estrutura administrativa.
Na reunião realizada na Secretaria Municipal de Cultura (SMC) estiveram presentes pelo IAB o presidente da entidade Rafael Passos e o diretor cultural Vinicius Vieira, e pela SMC o secretário adjunto Eduardo Wolf.
Na ocasião, os diretores do IAB ouviram os planos do novo governo para o setor, e em seguida fizeram seus apontamentos com relação a atual situação da cultura em Porto Alegre. Foram tratados temas como patrimônio, Fumproarte, conselho de cultura, conferências bianuais, bem como os esforços que a entidade vem somando rumo ao reconhecimento da arquitetura como manifestação cultural na esfera municipal. Na oportunidade explanaram ainda sobre a relevância da produção contemporânea nesse processo, dando ênfase à importância dos concursos públicos de arquitetura como a melhor forma de escolha dos projetos a serem executados.
 
Leia mais
 
 
Notícias
Lançamento da Associação de Amigos do Cais Mauá
 
 
Uma nova tentativa de se discutir a revitalização do Cais Mauá, no Centro Histórico de Porto Alegre, foi viabilizada com o lançamento da Associação Amigos do Cais Mauá de Porto Alegre (Amacais).

A entidade pretende ampliar os debates públicos a respeito das intervenções na região, de forma a levar ao conhecimento da população o que representam as alterações no local. O evento de lançamento reuniu a diretoria e o conselho da Amacais e apresentou os primeiros encaminhamentos da associação.

À frente da presidência da entidade, a jornalista Katia Suman diz que a criação do grupo surge para formalizar uma estratégia de ampliação do debate a respeito das modificações que a área virá a sofrer com as obras. "Vamos trazer especialistas e técnicos da área para falar o que representa ao patrimônio da cidade uma intervenção desastrada daquele lugar", afirmou.
 
Leia mais
Artigo "Um País e um Estado em Chamas...kiss, kiss"
 
 
Confira artigo do arquiteto e urbanista Ednezer Flores, vice-presidente do IAB RS, publicado no Portal SUL 21. O texto é uma análise sobre a Lei Kiss sancionada pelo governo federal, que busca evitar mortes e mais tragédias provocadas pelo sinistro de um incêndio.

Neste contexto o IAB RS, novamente se põe à disposição da sociedade e de todos os atores institucionais, para debater sobre este tema, buscando verdades, esclarecimentos e soluções democráticas e positivas.

O IAB RS busca se solidarizar com a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, pois sua luta incessante de justiça e verdade, é um paradigma de mobilização, mesmo com dor e lágrimas, que tanto necessitamos e que precisamos evidenciar cada vez mais, na busca de uma sociedade melhor e mais justa.

 
 
Leia mais
Inscrições para Curso Autodesk Revit Architecture 2017
 
 
O IAB RS está com inscrições abertas para a 5ª edição do Curso Autodesk Revit Architecture 2017. A aula terá início no dia 22 de maio, no Solar do IAB RS ( Rua General Canabarro, 363 - Centro Histórico de Porto Alegre). Serão oito encontros, com 32 horas/aula, agendados entre os dias 22/05 e 25/05 | Seg a Qui | das 19h às 23h, e 29/05 a 01/06 | Seg a Qui | das 19h às 23h.

O curso será ministrado pela professora Arq. Anna Lorea Matzenauer, especialista em Arquitetura Comercial, Instrutora e especialista no software Autodesk Revit Architecture desde a versão 2010.

O programa da aula inclui Introdução ao conceito BIM; Visão geral do REVIT ARCHITECTURE; Configuração do REVIT; Comandos de edição; Manipulação de arquivos; Topografia (sites); Criação de tabelas (schedules); etc. Informações pelo e-mail
iabrs@iabrs.org.br ou telefone: (51) 3212-2552
 
Leia mais
 
 
     
IAB RS discute Agenda Urbana e Projeto de Cidade em Caxias do Sul
Buscando fomentar a discussão do planejamento urbano de Caxias do Sul, o IAB RS promoveu dia 05/05 um encontro com gestores do município, no hotel Intercity Premium, local onde também ocorreu o evento Encontros do CAU/RS. De acordo com Sílvia Nunes, Presidente do Núcleo do IAB RS em Caxias do Sul, o propósito foi estabelecer um marco inicial de cooperação institucional, de modo a alinhar oportunidades e demandas da administração municipal em prol da arquitetura e urbanismo e do planejamento urbano e metropolitano. O IAB RS também se reuniu com a secretária de Cultura de Caxias do Sul, Adriana Antunes, para tratar de um possível concurso público de projeto de arquitetura e urbanismo para o complexo MAESA.
 
Leia mais
 
Debate sobre Plano Diretor de Porto Alegre na ACPA
O presidente do IAB RS, Rafael Passos, participou no dia 18 de abril do debate sobre o Plano Diretor do município. O evento "Menu POA" ocorreu no Palácio do Comércio no centro da Capital Gaúcha, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA).

O debate contou com a participação de Patricia da Silva Tschoepke - Supervisora de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Porto Alegre; e Antônio Carlos Zago - Membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental. A mediação foi do jornalista Guilherme Kolling, secretário de redação do Jornal do Comércio.


 
Leia mais
 
Igreja mais antiga do Litoral Norte é reaberta
O Núcleo do IAB RS em Torres está comemorando a reabertura da igreja mais antiga do Litoral Norte. O processo de restauração iniciado há sete anos, tem assinatura do arquiteto Edegar Bittencourt da Luz. Inaugurada em 1824 e tombada como patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul em 1983, a Igreja São Domingos de Torres chegou a ser interditada.

A ob
ra de restauro preservou estruturas da época, mas também adicionou itens tecnológicos à construção de mais de 190 anos. Localizada no Morro do Farol, a igreja representa o marco inicial urbano de Torres, que cresceu ao seu redor. 

 
Leia mais
 
O Bar do IAB está de volta
O lendário bar da Porto Alegre dos anos 70 e 80 está de volta. O espaço cultural que uniu arte, arquitetura e política terá sua história resgatada todas as primeiras quartas-feiras do mês no Solar do IAB RS.
O lançamento do projeto ocorreu no dia 05 de abril, reunindo cerca de 200 pessoas no show do músico e compositor Raul Ellwanger, antigo frequentador da casa. No dia 03 de maio, foi a vez do show de Flu & Nenung.

"A ideia é recebermos atrações culturais e convidados que viveram um pouco desta história boêmia, mas também construir uma agenda contemporânea para atrair a nova geração", informa o presidente do IAB RS, Rafael Passos.

Leia mais
 
 
Leia a Revista Espaço  
 
Anúncios e Patrocínios IAB-RS   Unimed - Planos IAB
 
 
Sobre o IAB
O IAB é uma entidade sem fins lucrativos que representa os arquitetos de todo o Brasil e que participa politicamente em diversas instâncias de representação, entre elas do IAB-DN - Departamento Nacional, através dos conselheiros eleitos por estado e em diversos outros órgãos e entidades. Podem associar-se ao IAB os profissionais arquitetos (sócios efetivos) e estudantes de arquitetura (sócios aspirantes) através da inscrição e do pagamento da anuidade.
 

Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Rio Grande do Sul
Centro Cultural IAB-RS | Solar Conde de Porto Alegre
Rua General Canabarro, 363 | Esquina Riachuelo | 90010-160 | Centro | Porto Alegre
(51) 3212 2552 | iabrs@iabrs.org.br

A IAB-RS não vende ou distribui o seu cadastro a terceiros. Essa atitude faz parte da nossa política de respeito ao consumidor.
Caso você não queira receber mais nossos e-mails, acesse este link.
 

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, acesse este link.