Caso não consiga visualizar esta mensagem corretamente, acesse este link
23/06/2017
 
Destaque
IAB RS organiza financiamento coletivo para realização do concurso Memorial às vítimas da boate Kiss
 
 
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) teve a aprovação da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobrevivente da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e representantes da prefeitura do município para realizar o concurso para a construção do memorial no prédio onde funcionava a boate Kiss.
No encontro realizado no dia 02 de junho ficou definido que o concurso vai ser viabilizado através de financiamento coletivo que gira em torno de R$ 150 a 250 mil. Em julho começará a captação dos recursos, com encerramento previsto para setembro.
De acordo com Rafael Passos, presidente do IAB RS, os gastos envolvem custos diretos e técnicos para a elaboração do concurso como por exemplo, inscrição, comissão julgadora, transporte, seminários, publicação impressa e na web, premiação entre outras despesas que vão ser publicadas em breve.
O lançamento oficial do concurso com a publicação do edital está programado para a segunda quinzena de outubro. Vai ser um concurso nacional, mas com possibilidade de parceria com escritórios estrangeiros.
Em agosto vão ocorrer dois seminários preparatórios para o concurso, no primeiro serão apresentados conceitos e exemplos do  o que consiste um memorial para os familiares das vítimas e para entidades que vão ser convidadas a participar dos encontros. No segundo, o espaço vai ser aberto para expor ideias de como a maior tragédia do Rio Grande do Sul deve ser lembrada.

 
Leia mais
 
 
Notícias
IAB RS presente na posse da nova diretoria da SERGS
 
 
O Engenheiro Civil Luis Roberto Ponte foi empossado na segunda-feira (19) como novo presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (SERGS) para o biênio 2017/2019.

A cerimônia foi realizada no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, ocasião em que foram comemorados os 87 anos da entidade. Na nova gestão, assumiram ainda como vice-presidentes José Guilherme Piccoli e Aloísio Milesi.

O presidente do IAB RS, Rafael Passos, esteve na cerimônia acompanhado da arquiteta Silvia Monteiro Barakat, presidente da Associação dos Arquitetos de Interiores do RS (AAI Brasil RS).

"O IAB RS parabeniza toda a diretoria da Sociedade de Engenharia, com a certeza de que irão honrar a longa história da entidade. O IAB RS segue como um parceiro e apoiador nas pautas em comum", declarou Passos.
 
Leia mais
Nota pública sobre Ocupação Lanceiros Negros
 
 
Sobre a ação covarde promovida pelo Estado do Rio Grande do Sul na noite de ontem na reintegração de posse de propriedade do Estado, ocupada por famílias sob o nome Ocupação Lanceiros Negros, o IAB RS entende que:
1. O primeiro erro é do atual Governo do Estado, ao se negar a qualquer negociação com os ocupantes os quais demandavam seu direito constitucional à habitação e à função social daquela propriedade que se encontrava sem uso.
2. Erro do Poder Judiciário, através de decisão judicial que desconsidera o direito à habitação, e vem colocando o direito à propriedade acima dos demais, como o direito à vida e à própria função social da propriedade e da cidade, todos constitucionais e de igual peso segundo a Carta Magna.
3. Da Secretaria de Segurança do RS, que numa ação extremamente excessiva expôs cidadãos, entre os quais muitas mulheres, idosos e crianças a uma violência que se iguala à tortura, pelo tratamento desumano e degradante promovido pelas forças policiais sob suas ordens.
Por fim este é um dos episódios mais indignantes que resultam da inexistência de políticas públicas de habitação no Governo do RS e da inobservância de nossas instituições dos avanços previstos em nossa Constituição que tratam dos direitos sociais e civis.
 
Leia mais
Convênio para realização de cursos em Gerenciamento de Projetos
 
 
Uma parceria entre o IAB RS, Technique Engenharia e Regal Consulting vai permitir a realização de uma série de cursos que visam a capacitação em gerenciamento de projetos.

As entidades assinaram o termo de compromisso e estão em fase de ajuste de agendas para lançamento das atividades no segundo semestre.

Os cursos terão formato de 8, 12 e 24 horas/aula e serão realizados na sede do IAB RS.

O público-alvo são executivos, tomadores de decisão e sponsors de projetos, além de profissionais de diferentes níveis de experiência no mercado que queiram ter uma visão sobre as ferramentas de gerenciamento de projetos ou aperfeiçoar conhecimentos já existentes.
 
Leia mais
 
 
     
IAB RS lança Ciclo de Debates sobre Plano Diretor
O Ciclo de Debates sobre o Plano Diretor promovido pelo IAB RS teve início na noite de (21/06) com a participação das arquitetas Célia Ferraz de Souza e Maria Soares de Almeida. Elas apresentaram a palestra "Legado dos Planos Diretores: 1914 e 1959", buscando reflexões sobre o processo que modernizou a cidade. A entidade irá discutir em algumas das "Quarta no IAB", diversos temas relacionados com planos diretores de cidades.
A proposta do IAB RS é iniciar uma série histórica sobre os planos de Porto Alegre. Em seguida, o foco será a gestão, abordando, entre outros, os conselhos municipais de desenvolvimento urbano e o sistema de planejamento. Na sequência, será tratada a questão do uso e ocupação do solo.


 
Leia mais
 
IAB RS no seminário sobre revisão de Plano diretor
O IAB RS participou do seminário "Novos rumos para as cidades: reflexões necessárias para a revisão dos Planos Diretores", ocorrido no dia 01 de junho, no auditório da sede do Ministério Público gaúcho, o Centro de Apoio Operacional da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias (Caourb), juntamente com os demais órgãos e entidades que apoiaram o evento, e divulgaram uma Carta de Intenções.
O seminário apresentou temas que passaram por sustentabilidade e visão integrada da cidade no século XXI, a importância do plano diretor no direito à cidade, tendências que afrontam o Estatuto da Cidade, a nova agenda urbana do HABITAT III, preservação do patrimônio histórico-cultural, instrumentos de financiamento da política urbana, desenvolvimento metropolitano, entre outros

 
Leia mais
 
Concurso de Arquitetura para restauro da Praça de Guaratuba
A prefeitura de Guaratuba, no litoral do Paraná, está lançando um concurso nacional para revitalizar a Praça Coronel Alexandre Mafra, conhecida como Praça Central. Organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento do Paraná (IAB-PR), com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), o concurso vai selecionar um anteprojeto para viabilizar a contratação do projeto executivo e dos demais complementares. O concurso será realizado em uma única etapa e é aberto à participação de todos os profissionais e empresas de arquitetura e urbanismo do país. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de agosto exclusivamente pelo site www.iabprconcursos.com.br A comissão julgadora é composta pelos arquitetos e urbanistas Fausto André da Mota, Mirna Cortopassi Lobo e João Virmond Suplicy Neto, que irão selecionar três concorrentes.
 
Leia mais
 
MP da regularização fundiária urbana cria "bairros de papel", diz presidente do CAU/BR
Ao permitir que os assentamos urbanos sejam regularizados sem intervenções urbanísticas e infraestrutura, a MP 759/2016 "cria bairros papel", pois bastará a entrega do título de posse para inserir a gleba ocupada no sistema formal da cidade. Foi o que afirmou o presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, durante audiência pública promovida pela Comissão Mista do Congresso que analisa a MP. "A regularização fundiária não é disciplina de direito imobiliário, mas de direito urbanístico. Seu objetivo não é produzir propriedade, mas gerar cidades", afirmou Pinheiro ao entregar aos parlamentares manifesto. "A inclusão apressada das áreas regularizadas no mercado imobiliário mostra que o fator econômico, não o social, foi determinante para deixar a urbanização em segundo plano", disse o presidente do CAU/BR.
 
Leia mais
 
 
Leia a Revista Espaço   Cursos IAB NÓSLAB
 
Anúncios e Patrocínios IAB-RS   Unimed - Planos IAB
 
 
Sobre o IAB
O IAB é uma entidade sem fins lucrativos que representa os arquitetos de todo o Brasil e que participa politicamente em diversas instâncias de representação, entre elas do IAB-DN - Departamento Nacional, através dos conselheiros eleitos por estado e em diversos outros órgãos e entidades. Podem associar-se ao IAB os profissionais arquitetos (sócios efetivos) e estudantes de arquitetura (sócios aspirantes) através da inscrição e do pagamento da anuidade.
 

Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Rio Grande do Sul
Centro Cultural IAB-RS | Solar Conde de Porto Alegre
Rua General Canabarro, 363 | Esquina Riachuelo | 90010-160 | Centro | Porto Alegre
(51) 3212 2552 | iabrs@iabrs.org.br

A IAB-RS não vende ou distribui o seu cadastro a terceiros. Essa atitude faz parte da nossa política de respeito ao consumidor.
Caso você não queira receber mais nossos e-mails, acesse este link.
 

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, acesse este link.