Caso não consiga visualizar esta mensagem corretamente, acesse este link
17/08/2017
 
Destaque
IAB RS entra com ação civil pública denunciando irregularidades no licenciamento do projeto para o Cais Mauá
 
 
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) entrou com uma Ação Civil Pública (ACP) no Juizado da Fazenda Pública, denunciando a caducidade do Regime Urbanístico para a área do Cais Mauá de Porto Alegre.A Lei Complementar 638 de 2010 estabeleceu as regras de uso e ocupação da área do Cais Mauá, e constava dos documentos do Edital de Concessão da Área pelo Governo do Estado realizado naquele mesmo ano. Tais regras, contudo, seriam asseguradas apenas a investidores que iniciassem obras até 31 de dezembro de 2012, conforme Art. 17 da Lei, a qual também previa prazo para o Executivo Municipal encaminhar novos critérios para sua atualização, o que também não teria ocorrido.

Segundo Rafael Passos, presidente do IAB RS, passado esse prazo, o regime urbanístico excepcional deixa de ter validade. "Por isso pedimos a nulidade de todos os procedimentos de licenciamento urbano e ambiental em andamento", destaca Passos.

Frente a essas irregularidades, e com base no princípio da precaução, o IAB RS também pede em liminar que não seja destruído nenhum dos Armazéns, em especial o A7, o qual consta do inventário municipal do patrimônio histórico. A ação pede ainda que seja desenvolvida uma Operação Urbana Consorciada para a área, conforme determina o Plano Diretor.

Segundo Passos, a morosidade por parte do empreendedor fica evidenciada, entre outros, pelo prazo para cumprimento do Estudo de Impacto Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental - EIA-RIMA. "O Termo de Referência para o EIA-RIMA foi definido em 2011, só foi entregue pelo empreendedor em meados de 2015. Foram quase quatro anos para elaborar um trabalho técnico que pode ser muito bem feito em alguns meses", explica o presidente do IAB RS.
Leia mais
 
 
Notícias
Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Novo Hamburgo
 
 
Confira artigo publicado no portal Sul 21 da arquiteta e urbanista Karen Kussler, presidente do Núcleo Regional Vale do Sinos do IAB. O texto trata sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural de Novo Hamburgo. Para a arquiteta um dos desafios para a gestão dos bens que compõem o patrimônio histórico e cultural municipal é a promoção de instâncias de diálogo conjunto entre o Município e a comunidade, com efetiva participação dos Institutos de preservação nacional (IPHAN) e estadual (IPHAE-RS).Outro grande desafio, segundo Karen, é a organização do Município para fazer frente às suas responsabilidades legais. Ela informa que um grande avanço recente foi a promulgação da Lei Municipal nº 2958, sancionada em agosto de 2016, sendo fruto de exaustivos debates entre poder público e sociedade civil por cerca de cinco anos.
 
Leia mais
IAB RS oferece planos de saúde Unimed
 
 
Os associados do IAB RS tem acesso à um dos melhores planos de saúde do Brasil, da UNIMED Porto Alegre, parceira da nossa entidade desde 1999.O plano está aberto a interessados a partir de cadastro no IAB RS como sócio contribuinte. O plano UniMax pode na faixa de 39 a 43 anos pelo valor mensal de R$ 324,14. O UniMax é plano completo com cobertura nacional e ampla rede de serviços credenciados. São mais de 112 mil médicos no Brasil e mais de 6.300 na área de atuação da Unimed Porto Alegre (Capital, Região Metropolitana, Litoral Norte do Estado e Região Centro-Sul), além de ampla cobertura ambulatorial e hospitalar e transporte aeromédico para qualquer lugar do Brasil.  Outras informações e modalidades de planos podem ser obtidos pelos telefones (51) 3212.2552/ (51) 9810.96375 ou pelo e-mail: administrativo@iabrs.org.br. O horário de atendimento é das 9h às 18 horas. 
 
Leia mais
Núcleo do IAB em Frederico faz pesquisa para instalação de Parklet
 
 
Após uma enquete realizada em conjunto com emissoras de rádio e jornais da região, o Núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil em Frederico Westphalen chegou ao resultado final da votação para definir o local onde será construído o 1º Parklet da cidade. A população escolheu que o espaço de convivência seja instalado em frente à Loja Chocolates Lugano, na rua do Comércio. A pesquisa mostrou que outros 30% preferiam a instalação em frente à Câmara de Vereadores. Ainda, 20% em frente ao posto Dr. Ayres e 15% optaram pelo espaço em frente a lotérica Lorenzon.O objetivo do projeto Parklet é fazer uma campanha de conscientização para o desuso do carro e incentivo ao caminhar na cidade de Frederico Westphalen, incentivando a população a se apropriar cada vez mais dos espaços urbanos de convivência e tornar as pessoas e cidades mais evoluídas e caminháveis.
 
Leia mais
 
 
     
Evento "Arquitetura A GOSTO" em Erechim
O IAB Erechim - Núcleo Regional Albano Volkmer realizou no dia 09 de agosto a primeira edição do evento Arquitetura A GOSTO, que aconteceu no Auditório do prédio 6 da Universidade Regional Integrada (URI), reunindo cerca de 400 pessoas.

Foram realizadas duas palestras: "Concreto Protendido: Liberdade para Criação", que foi ministrada pelo Engenheiro Civil e Especialista em Protensão, Roberto Curra, de Porto Alegre; e a palestra "A Luz Emocional na Arquitetura", da Arquiteta e Lighting Designer Neide Senzi, de São Paulo.

"O objetivo foi aproximar estudantes, profissionais e empresários das áreas da Arquitetura e da Construção Civil", informa a arquiteta e urbanista Gabriela Dalbosco.

 
Leia mais
 
Curso de Patologias das Edificações
O IAB RS sedia nos 11, 12 e 13 de setembro o curso de Patologias das Edificações promovido pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do RS (IBAPE).

As aulas são direcionadas para arquitetos e engenheiros e ocorrem das 18h30 às 22h10, na sede do IAB RS (Rua General Canabarro 363) no Centro Histórico de Porto Alegre.

O curso tem ênfase nas manifestações patológicas decorrentes de impermeabilização, revestimentos,vedações, instalações, coberturas e pinturas.

A programação inclui apresentação de base teórica com ilustração de casos práticos de perícias.O público alvo são arquitetos e engenheiros.
Leia mais
 
Plano Diretor e Meio Ambiente em debate na Região das Hortênsias
Questões urbanas e ambientais relevantes para a região das Hortênsias serão tema no seminário "Plano Diretor e Meio Ambiente", que ocorreu no dia 12 de agosto, às 15 horas, no UCS Campus das Hortênsias (Rua Rodolfo Schilieper nº 222), em Canela, com entrada franca.

A promoção foi do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), através do Núcleo da Região das Hortênsias e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) - Subseção Canela/Gramado. A produção foi do arquiteto e urbanista Humberto Hickel

O evento contou com a participação de Débora Cristina da Silva, gestora ambiental e secretária administrativa do Comitesinos; Karla Leal Cozza, engenheira química do Comitê da Bacia do Rio Caí; Maria Teresa Fortini Albano, arquiteta mestre em planejamento urbano e regional; e Adir Ubaldo Rech, professor doutor na UCS.


 
Leia mais
 
Campanha para o Memorial às vitimas da Kiss será lançada em Santa Maria
Na próxima segunda-feira (21/08), todas as pessoas tocadas pelo incêndio na Boate Kiss terão a oportunidade de demonstrar solidariedade e se mobilizar para que tragédias como essa não se repitam.

Nesse dia, a Prefeitura de Santa Maria, juntamente com a Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), lança oficialmente a campanha de arrecadação para o Memorial às Vítimas da Kiss. O ato será na Praça Saldanha Marinho, às 10h.

O Memorial vai se tornar realidade em três etapas, duas delas viabilizadas através de um financiamento coletivo. A primeira será a realização de um concurso público nacional de arquitetura para selecionar o projeto da obra. O segundo passo será a contratação do profissional vencedor do concurso para a elaboração dos projetos executivos. A terceira e última etapa será a construção do Memorial às Vítimas da Kiss. 
 
Leia mais
 
 
Leia a Revista Espaço   Cursos IAB NÓSLAB
 
Anúncios e Patrocínios IAB-RS   Unimed - Planos IAB
 
 
Sobre o IAB
O IAB é uma entidade sem fins lucrativos que representa os arquitetos de todo o Brasil e que participa politicamente em diversas instâncias de representação, entre elas do IAB-DN - Departamento Nacional, através dos conselheiros eleitos por estado e em diversos outros órgãos e entidades. Podem associar-se ao IAB os profissionais arquitetos (sócios efetivos) e estudantes de arquitetura (sócios aspirantes) através da inscrição e do pagamento da anuidade.
 

Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento Rio Grande do Sul
Centro Cultural IAB-RS | Solar Conde de Porto Alegre
Rua General Canabarro, 363 | Esquina Riachuelo | 90010-160 | Centro | Porto Alegre
(51) 3212 2552 | iabrs@iabrs.org.br

A IAB-RS não vende ou distribui o seu cadastro a terceiros. Essa atitude faz parte da nossa política de respeito ao consumidor.
Caso você não queira receber mais nossos e-mails, acesse este link.
 

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, acesse este link.